Tecnologia para evitar a extinção dos Games

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A Tecnologia e as Ferramentas como o REI facilitam a portabilidade de jogos antigos, auxiliando na preservação da história e no acesso do público a clássicos.

Games em extinção? A tecnologia como aliada da preservação

Imagine se filmes só fossem lançados em VHS. Para assistir “De Volta para o Futuro”, você precisaria garimpar uma VHS usada no eBay, encontrar um videocassete funcional, uma TV compatível (ou adaptadores para TVs modernas) e talvez até um estabilizador de imagem.

Essa é a analogia usada por Frank Cifaldi, fundador da Video Game History Foundation, para descrever a situação precária dos jogos antigos. Diferente de filmes e músicas, que geralmente podem ser acessados digitalmente, a maioria dos jogos clássicos só roda em hardwares específicos ou requer emulação, o que dificulta a preservação e o acesso.

Um estudo de 2023 revelou que 87% dos jogos nos EUA correm risco de desaparecimento. Para efeito de comparação, apenas 10% das gravações de áudio pré-Segunda Guerra e 14% dos filmes mudos americanos sobreviveram. A acessibilidade precária é um desafio único para a indústria de games.

Felizmente, a tecnologia pode ajudar a reverter esse cenário.

Simplificando a portabilidade de jogos

Na Dragons Lake, a equipe de desenvolvimento de jogos para PC e console da Room 8 Group, criou uma ferramenta que pode auxiliar na preservação de clássicos: o REI (Render Engine Infrastructure).

Trata-se de um conjunto de ferramentas que simplifica a portabilidade de jogos criados com engines customizadas para plataformas não nativas. Simplificando, a Tecnologia do REI torna mais fácil converter jogos antigos para rodarem em hardwares modernos, como consoles e computadores atuais.

Por exemplo, um jogo lançado para o PlayStation 1 com uma engine própria poderia usar o REI para ser remasterizado para o PS5. Isso possibilitaria que um público mais amplo experimente esse clássico.

É importante ressaltar que o REI não converte jogos sozinho. Ele é uma biblioteca de ferramentas focada em um aspecto específico: gráficos. No entanto, ele já está sendo utilizado em grandes projetos, incluindo remasterizações de jogos antigos, e combinado com outras ferramentas de desenvolvimento, pode ser um recurso valioso para estúdios de todos os tamanhos.

O REI torna a portabilidade mais simples de forma geral, não sendo útil apenas para jogos antigos. Qualquer título desenvolvido com uma engine própria que busque alcançar um público maior se beneficiaria do REI. Em testes internos, a ferramenta reduziu o tempo e custo de desenvolvimento gráfico em mais de 20%.

Apesar da facilidade de uso de engines como Unity e Unreal Engine 5, muitos estúdios ainda criam jogos com engines próprias. Grandes empresas como EA, Ubisoft e Capcom possuem engines customizadas, assim como estúdios menores como Rebellion e Evening Star. Vários dos jogos mais influentes e inovadores da história, como “Thief: The Dark Project” e “Command & Conquer”, foram feitos com engines próprias. Por isso, o REI pode ser um conjunto de ferramentas inestimável para esses estúdios.

Vale destacar que as partes do REI compatíveis com Windows, Steam Deck e Android são open source, o que será especialmente útil para estúdios emergentes com recursos limitados.

Por que precisamos de melhores ferramentas técnicas?

A preservação de jogos é essencial para documentar nossa história e compreender a evolução da arte dos videogames. Autores, roteiristas e produtores de TV podem se inspirar e se basear em jogos antigos para criar novas narrativas. Quanto mais fácil for o acesso a títulos antigos, mais viável e barato se torna para publishers reintroduzi-los no mercado.

No passado, ports (conversões de jogos para outras plataformas) eram vistos como uma forma rápida de lucro para publishers, o que nem sempre resultou em remasters e remakes de qualidade. O objetivo do REI e de outras ferramentas similares é minimizar esse risco, garantindo que ports sejam feitos com o devido cuidado e atenção.

A indústria de games está cada vez mais multiplataforma, e o cross-play (jogo entre diferentes plataformas) se torna cada vez mais comum. Aproximadamente um terço dos jogadores utilizam PC, enquanto outro terço joga em consoles – isso significa centenas de milhões de jogadores a mais que agora podem se conectar e jogar juntos. Ferramentas como o REI, que ajudam a transpor barreiras entre plataformas, são essenciais para garantir que os jogos alcancem o público mais amplo possível.

A preservação da história dos games é um desafio crucial, e o pessoal da Room 8 Group, está comprometido em encontrar soluções e manter viva a história dos games.

Fonte: gamedeveloper.com