Uma internet 1.2 milhão de vezes mais rápida que a média dos EUA! Pesquisadores britânicos criam processador óptico que potencializa cabos de fibra óptica já existentes.
![Internet](https://ststecnologia.com.br/wp-content/uploads/2024/04/image-3.png)
A internet é um monstro! E assim como a Inteligência Artificial, a cada dia surge um salto de evolução que tem o potencial de levar as comunicações humanas (e as vezes não humanas) à uma era que até pouco tempo atrás, imaginávamos ser um futuro distante.
O avanço da vez é que pesquisadores britânicos criaram um processador óptico que pode revolucionar a transmissão de dados usando a rede de fibra óptica já existente e que tem a capacidade de velocidades de internet 1,2 milhão de vezes mais rápidas que a média dos EUA!
Fibra Ótica com Potencial Turbo!
Você já deve saber que a fibra óptica é usada para fornecer internet de alta velocidade. Mas sabia que esses cabos têm muito mais potencial do que imaginávamos? Graças a um novo processador óptico desenvolvido por pesquisadores da Universidade Aston, no Reino Unido, a rede de fibra óptica existente pode se tornar muito mais veloz.
Esse processador inovador aproveita faixas de frequência que antes não eram utilizadas. Isso permite que os cabos de fibra óptica transmitam dados a velocidades impressionantes, sem a necessidade de instalar novos cabos.
Velocidade da Luz na Sua Casa?
Para efeito de comparação, a velocidade média da banda larga no Brasil é de apenas 18,4 Mbps (megabits por segundo) em 2023. Já nos EUA, a média fica em torno de 242 Mbps. O processador óptico britânico atingiu taxas de transferência de dados de até 301 terabits por segundo (que equivalem a 301.000.000 Mbps). Isso significa que a internet com essa tecnologia seria:
- 16.300 vezes mais rápida que a média brasileira;
- 1.242 vezes mais rápida que a média americana.
Aproveitando ao Máximo a Rede Existente
Atualmente, os cabos de fibra óptica utilizam as bandas “C” e “L” do espectro eletromagnético. O novo processador óptico usa as bandas “E” e “S”, que antes ficavam inativas. É como abrir uma nova rodovia de alta velocidade ao lado daquela que já existe, sem precisar de obras civis caras e demoradas.
Dr. Ian Phillips, criador do processador, explica: “Nos últimos anos, a Universidade Aston vem desenvolvendo amplificadores ópticos que operam na banda E. Ela é adjacente à banda C, mas é três vezes mais larga. Antes do nosso dispositivo, ninguém conseguia emular adequadamente os canais da banda E de maneira controlada.”
Benefícios além da Velocidade
Além do salto quântico na velocidade, a nova tecnologia oferece outras vantagens:
- Sustentabilidade: Não é necessário cavar ruas para instalar novos cabos. A rede de fibra óptica existente pode ser otimizada, evitando impactos ambientais.
- Custo menor: Atualizar a rede existente é mais barato do que instalar uma rede inteiramente nova.
Internet do Futuro ao Alcance
Essa inovação britânica abre caminho para um futuro com internet ultrarrápida, sem precisar de grandes intervenções na infraestrutura atual. Em um mundo cada vez mais dependente de alta velocidade de transmissão de dados, essa tecnologia tem potencial para revolucionar a maneira como nos conectamos.
Fonte: pcgamer.com