Criminosos estão utilizando rastreadores AirTag da Apple para monitorar e roubar veículos de turistas, principalmente aqueles que visitam Montreal, no Canadá.
![AirTag](https://ststecnologia.com.br/wp-content/uploads/2024/03/image-24.png)
Para os que vivem numa caverna e ainda não conhecem, o AirTag da Apple é um pequeno dispositivo de rastreamento que pode ser usado para encontrar objetos perdidos. Ele se conecta ao seu iPhone ou iPad via Bluetooth e pode ser usado para rastrear a localização do seu item em um mapa. O AirTag também pode ser usado para tocar um som para ajudá-lo a encontrar o item perdido.
É um ótimo gadget, assim como os demais desta lista que selecionamos. Confira aqui!
Infelizmente, há pessoas que encontraram um uso criminoso para esse pequeno dispositivo que foi criado com um objetivo simples: ajudar aos mais distraídos a encontrarem seus pertences.
Como Funciona o Golpe com AirTag?
Os ladrões colocam os AirTags em locais discretos do veículo, como na parte inferior do carro, dentro da tampa do tanque de combustível ou no engate traseiro. Dessa forma, eles podem rastrear a localização do carro em tempo real e roubá-lo quando o momento for oportuno.
Casos Recentes em Vermont
Dois residentes de Burlington, Vermont, nos Estados Unidos, encontraram AirTags em seus veículos após retornarem de viagens a Montreal. Um dos homens, Ethan Yang, foi alertado pelo seu iPhone sobre um AirTag que estava se movendo com ele. Ao ativar o som do dispositivo, ele conseguiu localizá-lo escondido na grade frontal do seu carro.
Embora os casos relatados até agora envolvam viagens a Montreal, é importante que todos os viajantes estejam cientes do risco de serem rastreados por AirTags.
Dicas para se Proteger:
- Fique atento a sons estranhos: Se você ouvir um som de bipe vindo de algum lugar desconhecido, especialmente ao entrar ou sair do seu carro, procure por um AirTag escondido.
- Verifique seu iPhone: Se você tiver um iPhone, abra o aplicativo Buscar e toque em “Itens”. Se um AirTag desconhecido estiver com você, ele aparecerá na lista simplesmente por estar perto.
- Use um aplicativo de detecção de rastreadores: Existem diversos aplicativos disponíveis para Android e iOS que podem detectar a presença de AirTags e outros rastreadores Bluetooth.
- Comunique as autoridades: Se você encontrar um AirTag em seu veículo, comunique o caso à polícia.
A Apple está ciente do problema e está trabalhando em soluções para evitar o uso indevido de AirTags para fins criminosos.
Enquanto isso, os viajantes devem tomar precauções para se proteger contra esse tipo de crime.
Lembre-se: Sua segurança e a segurança do seu veículo são a prioridade. Ao seguir as dicas acima, você pode minimizar o risco de ser vítima desse tipo de golpe.
Fonte: macrumors.com