![Windows 11](https://ststecnologia.com.br/wp-content/uploads/2024/04/image-16.png)
Prepare-se para ver promoções de aplicativos no Menu Iniciar do Windows 11. A Microsoft começou a liberar uma atualização opcional que exibe anúncios de apps da Microsoft Store nessa seção. Embora a novidade ainda não tenha chegado a todos os usuários, é bom saber do que se trata e como se livrar das propagandas, caso elas te incomode.
A inclusão de anúncios no Menu Iniciar não é uma surpresa. A Microsoft já testava a ideia em versões beta há algumas semanas, e versões anteriores do Windows também exibiam publicidades nessa área. De acordo com a gigante da tecnologia, os anúncios serão provenientes de um “pequeno grupo de desenvolvedores selecionados” da Microsoft Store. Eles aparecerão na seção “Recomendado”, que antes exibia apenas documentos e imagens usados recentemente pelo usuário.
Além dos anúncios, a atualização também trará apps instalados no seu dispositivo para a seção “Recomendado”. Isso só acontecerá se os apps não estiverem fixados na barra de tarefas ou no próprio Menu Iniciar.
Por enquanto, a atualização com os anúncios é opcional. Você pode encontrá-la em “Windows Update > Opções Avançadas > Atualizações opcionais” e instalar a atualização KB5036980.
Para desativar os anúncios, siga estes passos:
- Abra o Menu Iniciar.
- Clique com o botão direito em qualquer espaço vazio e selecione “Configurações do Menu Iniciar”.
- Desative a opção “Mostrar recomendações de dicas, atalhos, novos aplicativos e mais”.
Você também pode acessar essa configuração em “Configurações do Windows > Personalização > Menu Iniciar”.
Anúncios no Windows não são novidade. A gigante de Redmond já os exibe em outras áreas do sistema operacional há algum tempo. A pesquisa do Windows recomenda artigos da web, aplicativos, jogos e outros materiais promocionais. Na maioria das vezes, os usuários desativam esses anúncios ou simplesmente os ignoram.
O Windows 10 também tinha publicidade no Menu Iniciar, exibindo apps promovidos como blocos que precisavam ser removidos manualmente. Na verdade, é surpreendente que a Microsoft tenha demorado tanto para implementar anúncios no Menu Iniciar do Windows 11.
A atualização está disponível como opcional no Windows Update. No entanto, a Microsoft lista a atualização KB5036980 como sendo de abril, então ela deve chegar a todos os usuários nas próximas semanas.
A seção “Recomendado” do Menu Iniciar continuará com a mesma aparência. No entanto, você verá ocasionalmente uma recomendação para um aplicativo. Eles serão fáceis de ignorar, especialmente se você não usa muito a seção “Recomendado”.
Existem dois designs circulando. O material promocional da Microsoft mostra um ícone do aplicativo e um slogan. No exemplo, o app anunciado é o 1Password com o slogan “Armazene senhas com segurança”. Clicar nele te levará para a Microsoft Store.
Outro design foi flagrado pelo site Windows Latest. As capturas de tela mostram o mesmo layout, mas com uma pequena caixa ao lado do slogan dizendo “Patrocinado”.
Ainda não se sabe se será possível clicar com o botão direito e ocultar anúncios individuais, como acontece com outras recomendações do Menu Iniciar.
A Microsoft incluiu uma maneira de remover a publicidade do Windows 11. Os anúncios parecem discretos e fáceis de ignorar. No entanto, se você prefere uma experiência limpa, é simples desativá-los por completo nas configurações do Menu Iniciar.
Fonte: cnet.com
Mais notícias sobre Windows 11