iOS 17.4.1: Atualização surpresa pode chegar a qualquer momento

Compartilhe nas suas redes

iOS 17.4.1 é a nova versão do sistema corrige bugs e deve resolver problemas de bateria reportados por usuários após o lançamento do iOS 17.4.

iOS 17.4.1

Há poucos dias noticiamos o lançamento da atualização iOS 17.4, e parece que ela causou alguns problemas indesejados aos usuários. Por isso, em uma rápida ação, uma nova atualização já foi anunciada.

A Apple deve lançar em breve a atualização iOS 17.4.1 para iPhones, focando na correção de bugs identificados na versão anterior. O site MacRumors, especializado em notícias sobre a Apple, foi o primeiro a notificar indícios de testes internos para o iOS 17.4.1, sugerindo uma liberação iminente.

A atualização foi anunciada apenas uma semana após o lançamento do iOS 17.4, a maior atualização de iPhone até o momento na União Europeia, por permitir pela primeira vez o sideloading, ou instalação de aplicativos fora da App Store.

No entanto, desde o lançamento do iOS 17.4, usuários de iPhone têm relatado um consumo excessivo de bateria. Embora seja comum a bateria drenar um pouco mais rápido após grandes atualizações, o problema parece persistir para muitos. É provável que o iOS 17.4.1 resolva essa questão, além de corrigir outros bugs.

iOS 17.4 para iOS 17.4.1

Outro fator que contribui para a chegada rápida do iOS 17.4.1 é a própria magnitude do iOS 17.4. As mudanças implementadas pela Apple para permitir sideloading e lojas de aplicativos alternativas são significativas, especialmente considerando o prazo apertado para cumprir a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. É bem possível que o iOS 17.4.1 corrija quaisquer bugs introduzidos durante esse processo.

Por fim, o iOS 17.4.1 também poderia ser uma atualização de segurança emergencial, corrigindo falhas já exploradas por invasores. A Apple costumava lançar esse tipo de atualização como Resposta Rápida de Segurança, mas não vimos nenhuma desde a versão problemática do ano passado. Embora o iOS 17.4 tenha corrigido duas vulnerabilidades usadas em ataques (dentre um total de 40 falhas), é possível que pesquisadores de segurança tenham relatado outros bugs sérios que precisam de solução imediata.

Existe a possibilidade de que o iOS 17.4.1 vai solucionar em primeiro plano o problema de dreno de bateria no iPhone. Já que vários usuários relataram estar passando por essa dor de cabeça.

A resposta definitiva virá em breve – a Apple deve lançar o iOS 17.4.1 ainda nesta semana ou no mais tardar na próxima. Para ficar por dentro da atualização, acesse: Ajustes > Geral > Atualização de Software no seu iPhone, e fique atento à liberação do iOS 17.4.1.

Mas o que é Sideloading?

O sideloading permite que usuários instalem aplicativos em seus dispositivos móveis a partir de fontes desconhecidas, como lojas de aplicativos alternativas à App Store oficial. A Apple tradicionalmente restringia essa prática por questões de segurança, mas a nova legislação da União Europeia força a empresa a abrir o sistema para lojas de aplicativos concorrentes.

Vantagens e desvantagens do Sideloading

Vantagens:

  • Maior liberdade de escolha para usuários: possibilita a instalação de aplicativos indisponíveis na App Store.
  • Preços potencialmente mais baixos: lojas de aplicativos alternativas podem cobrar taxas menores de desenvolvedores, o que se reflete no preço final para usuários.
  • Incentivo à inovação: a abertura do mercado pode estimular o desenvolvimento de novos aplicativos e recursos.

Desvantagens:

  • Riscos de segurança: aplicativos de fontes desconhecidas podem conter malware ou outras ameaças virtuais.
  • Menor controle de qualidade: a Apple não analisa aplicativos instalados por sideloading, o que aumenta o risco de baixar softwares com bugs ou falhas.
  • Potencial desequilíbrio no ecossistema: a fragmentação do mercado de aplicativos pode dificultar a implementação de certos recursos e atualizações.

É importante ressaltar que o sideloading deve ser feito com cautela e atenção. Usuários devem confiar apenas em fontes seguras e confiáveis para baixar aplicativos.

Fonte: forbes.com