Radar Soli: gadget Google aparece na FCC

Compartilhe nas suas redes

Será que o Gadget de Radar Soli minúsculo do Google finalmente encontrou seu propósito?

Radar Soli

Há anos esperamos que o minúsculo radar da Google alcance seu pleno potencial. Agora, parece que a empresa está dando mais uma chance ao Soli. De acordo com registros na Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), o Google tem agora um misterioso “dispositivo sem fio” que apresenta a tecnologia de radar de curto alcance de 60 GHz – além de Wi-Fi 802.11n, Bluetooth e uma espécie de “base”.

O que esse dispositivo poderia ser? Um primeiro palpite bem fundamentado é que se trate apenas de um novo Nest Thermostat, o que poderia fazer sentido. Os registros da FCC não indicam que este dispositivo tenha nenhuma outra frequência de rádio além de 2,4 GHz e 60 GHz; o Nest Thermostat de 2020 tinha poucas frequências também, mas usava o radar Soli para detectar automaticamente quando você está na frente do termostato e acender a tela invisível escondida atrás do espelho. Também faria sentido um termostato ter uma “base”, é claro, seja para fixação na parede ou possivelmente até mesmo um suporte.

Uma atualização para o Nest Hub 2021 da Google, que adicionou radar Soli para monitoramento do sono, parece menos provável. Um hub de casa inteligente certamente teria uma tecnologia de rádio de baixa potência para controlar outros dispositivos inteligentes, e não há menção de nenhum dos dois aqui no registro.

Parece ser algo fixo, já que não há menção de baterias – nem mesmo o par de pilhas AAA que apareceu no registro da FCC para o Nest Thermostat 2020. O registro de hoje mostra que o novo dispositivo misterioso foi testado conectado à energia CA (através de uma “caixa de configuração”) ou a um cabo USB conectado a um laptop (os primeiros Nest Thermostats tecnicamente têm portas USB que podem ser usadas para carregamento).

Tenho dificuldade em imaginar que seja uma caixa de som inteligente com Wi-Fi 802.11n de apenas 2,4 GHz, já que mesmo os alto-falantes Nest Mini mais baratos do Google suportam a banda de 5 GHz também.

Poderia ser o vazado Pixel Watch 3? Uma das primeiras demonstrações tecnológicas do Soli do Google foi em um smartwatch, e os relógios do Google não usam a banda de 5 GHz; 2,4 GHz, Bluetooth e Soli seriam suficientes para uma variante Wi-Fi do relógio, e a “base” poderia ser um carregador. Mas não, o Google afirma que este dispositivo normalmente estará a pelo menos 20 cm de distância de uma pessoa e não conduziu testes de radiação por esse motivo:

Isso é semelhante ao que disseram sobre o Nest Thermostat em 2020: “A antena deste produto, em condições normais de uso, fica pelo menos a 20 cm do corpo do usuário. Portanto, este dispositivo é classificado como Dispositivo Móvel.”

A propósito, o Google não é a única empresa que tentou colocar radares minúsculos em dispositivos. A Amazon também lançou um radar para monitoramento do sono em sua lâmpada inteligente Halo Rise, antes de encerrar a produção desse produto e toda a divisão Halo.

Fonte: theverge.com